"Só vale a pena ter um sonho se estiver disposto a lutar por ele."

Charles Francis Xavier

O fundador dos X-Men.

Idealiza um mundo onde humanos e mutantes possam viver em harmonia.

Charles Francis Xavier é o mais poderoso telepata do planeta, seus poderes telepáticos se manifestaram na adolescência, e sentiu sua mente recebendo milhões de pensamentos de milhões de pessoas em todo o mundo simultaneamente. Isso era mais do que ele poderia suportar, e o jovem Xavier foi forçado a aprender a bloquear seus poderes mentais para não enlouquecer.

Xavier segue seu senso ético em relação aos seus poderes, e não os usa para manipular as pessoas ou ter acesso aos seus pensamentos sem seu consentimento. É capaz de percorrer grandes distâncias em sua forma astral, uma manifestação de seu poder.

Cain agredindo Charles
Charles veio de uma família muito rica, e seu pai, Brian Xavier era um renomado cientista. Brian Xavier morreu em circunstâncias suspeitas, e a mãe de Charles, Sharon Xavier, se casou meses depois com Kurt Marko, um dos outros dois cientistas que trabalhavam com Brian em Almagordo. Marko só estava interessado na fortuna da família, e levou seu filho do primeiro casamento para morar com eles, ele era Cain Marko, que anos depois se tornaria o Fanático. Pouco tempo depois Sharon morreu e o pequeno Xavier ficou sozinho, e o dinheiro com os Marko. Charles desconfiava que Marko teria provocado o acidente nuclear que matou seu pai, e em uma discussão com Marko e Cain no laboratório um acidente ocorreu e a explosão matou seu padrasto. Mas antes ele salvou os dois meninos e revelou que Brian Xavier realmente morreu num acidente, Marko poderia te-lo salvo, mas não quis.

Professor X

Dias depois seus poderes mutantes se manifestaram, seus cabelos começaram a cair, e com aproximadamente 14 anos se tornou o telepata mais poderoso. A herança de sua família possibilitou que investisse na criação de um equipamento capaz de varrer o mundo detectando mutantes com a ajuda de sua telepatia. Esse super computador foi chamado de cérebro.

Em sua mansão em Westchester, New York, Xavier planejou criar uma escola onde jovens dotados de alterações genéticas como ele, poderiam aprender a controlar suas habilidades.

Assim, Xavier buscou por esses jovens, e entre outros encontrou Scott Summers, um órfão que adotou. Encontrou também Hank McCoy, Warren Wothington III, Robert Drake e Jean Grey. Esses foram os cinco primeiros dotados de capacidades extras a aceitarem sua proposta, e depois de um dedicado período de treinamento, passaram a ser chamados de X-Men.

Antes da formação dos X-Men Xavier realizou algumas jornadas pelo mundo. Em uma delas conheceu uma jovem chamada Gabriele Haller, a mulher que tempos depois daria a luz à David Haller, o Legião, filho de Xavier. Mas ele só descobriria o filho anos mais tarde. Nessa época, ele conheceu Eric Magnus Lehnsherr, e uma forte amizade se formou entre eles. Os dois revelaram ser mutantes, e compartilharam suas visões do futuro. Infelizmente anos depois eles se enfrentariam como os X-Men e Magneto. Charles encontrou em uma passeio pelo Cairo, Egito, uma pequena batedora de carteiras que anos depois se tornaria Tempestade. No Cairo também encontrou e derrotou pela primeira vez o Sr. das Sombras.
Xavier jovem
Xavier e sua forma Astral

Os ex-amigos Charles e Magnus, representam duas faces de uma mesma moeda. Ambos buscam o bem para os mutantes, mas por caminhos diferentes, e essa é a eterna batalha ideológica que sempre estão travando. Uma batalha sem vencedores.

 

Magneto
A paralisia de Xavier é um fato envolto em mistérios, o que se sabe é que foi causada por um vilão chamado Lúcifer. Ao lado dos X-Men originais, o Professor X derrotou Lúcifer e o deixou partir em Origens dos Heróis Marvel #2. Nessa história o Homem de Gelo se pergunta se um dia ainda saberiam toda a verdade sobre a paralisia.
Xavier transformado em alien
Após anos na liderança dos X-Men, Charles reuniu um grupo de mutantes adolescentes e formou os Novos Mutantes. Pouco tempo depois Professor X foi infectado pela Ninhada, e para impedir que ele fosse permanentemente dominado pela raça alienígena, foi enviado para a galáxia Shiar. A imperatriz Lilandra Neramani ordenou que Sikorsky e a Dra. Moira Mac Taggert realizassem todos os esforços para salvar a mente de Xavier que ainda vivia num corpo da Ninhada. Assim, foi criado um clone a partir de amostras de tecido de anos atrás, e sua mente foi transferida para o novo corpo (Superaventuras Marvel #71). Dessa forma o mentor dos X-Men e Novos Mutantes foi salvo, e seu novo corpo guardava uma surpresa, ele podia andar. Devido a um romance com Lilandra, e por acreditar que era mais necessário em Shiar do que na Terra, Charles passou um longo tempo ausente. Nesse período a escola ficou sob a direção de um regenerado Magneto. Essa foi uma época negra para os mutantes. Sem o professor, as duas equipes passaram por muitas dificuldades e algumas mortes.
Xavier levantando Ficamos sem notícias do Professor X por um longo período, até que os X-Men salvarão o império Shiar de uma invasão Skrull, e revelaram ao professor que a Terra estava sendo dominada pelo Sr. Das Sombra, que havia se apossado do corpo de Legião, o filho de Xavier. Assim, Charles retornou à Terra e com a ajuda do X-Factor enfrentou a terrível ameaça. Em um dramático combate no plano astral a coluna do professor foi fraturada e ele voltou a ficar paralítico, mas o sacrifício salvou a todos e derrotou o Sr. Das Sombras. Xavier e Lilandra, aprenden a andar novamente
Massacre

Xavier reestruturou as equipes, e dividiu os X-Men em duas sub-equipes, a azul e a dourada. Vários confrontos com Magneto se seguiram, até que Charles resolveu dar um fim definitivo ao ciclo, e invadiu a mente de Magneto eliminando sua consciência.

Esse ato teve serias conseqüências na mente de Xavier, e causou o surgimento de um lado negro do professor. Essa personalidade maligna se auto entitulou Massacre e só foi detida com a separação física de Xavier, e o sacrifício dos Vingadores, Quarteto Fantástico e outros heróis.

Xavier foi salvo, mas teve que responder pelas conseqüências dos atos de Massacre, e foi preso pela organização mundial anti-mutantes, Tolerância Zero (OTZ).

Para o restante da nação, Xavier sempre foi um ser humano comum, jamais suspeitaram o fato de ele também ser um mutante. Tanto que ocupava um lugar na ONU como autoridade em assuntos mutantes. Após o caso Massacre, seu segredo foi desvendado pelo governo. Bastion, o líder da operação, tentou usar o prisioneiro Xavier, mas seus poderes desapareceram junto com o Massacre. Dessa forma não foi totalmente conprovado o fato dele ser um mutante.

Xavier

Prof. Xavier em X-Men O Filme

X-Men

Foi uma dura fase para o professor, até que a OTZ foi cancelada, e foi resgatado pelos X-Men. A OTZ roubou todos os equipamentos da Mansão X, e o computador Cérebro criou vida própria, se tornou um andróide e desapareceu. Os poderes de Xavier retornaram, mas sua fé em seu sonho e na vida estavam muito abaladas, e já não acreditava mais que seus ideais eram os corretos. Magneto retornou mais poderoso do que nunca, e através de ameaças a ONU lhe entregou Genosha, a ilha dos mutantes. Genosha foi declarada como sendo uma nação independente. Isso fez com que Xavier passasse a prever o pior para o futuro. Tudo o que ele mais temia estava acontecendo, humanos e mutantes totalmente separados. O professor ficou amargurado, e a cobrar com rigidez exagerada o empenho dos X-Men, até que os alunos deram uma lição no professor, e provaram que apesar das falhas de todos no passado, o que eles já haviam superado juntos era o que realmente importava. Noturno fez o professor lembrar algo que ensinou a todos, "Nunca olhe para trás para ver o que está adiante". Assim a esperança voltou a brilhar no coração de Xavier, ao constatar que seus alunos estão preparados para o que o futuro lhes reservar.