Namor

Namor - O Príncipe Submarino

 

Namor, o filho vingador da Atlântida. O Príncipe Submarino é o mais antigo personagem do Univérso  Marvel, originário da Timely-Atlas, antecessora da Marvel, Namor foi um dos personagens que transformaram o mundo dos quadrinhos no que é hoje. Juntamente com o Tocha Humana Original, Centelha, Marvel Boy, Capitão América e outros, divertiu e emocionou muitos jovens e leirores das HQs da década de 40. Namor - Criado em 1939 por Bill Everett para a revista Marvel Comics, da editora Timely-Atlas.

Filho do oficial da marinha Leonard McKenzie e a princesa Fen, filha de Thakorr, imperador da Atlântida. Namor é um híbrido de humano e atlante. Sendo assim considerado como um mutante. Seus pais se conheceram em 1920, quando o quebra-gelos Oracle explodia bancos de gelo no polo Sul. As explosões afetaram a Nação Atlante sob as águas (povo esse que os humanos desconheciam e somente em lendas possuiam relatos), e Lady Fen foi investigar o motivo dos abalos. Então eles se apaixonaram, e quando o imperador foi em busca de sua filha acabou matando o oficial McKenzie (Veja Grandes Heróis Marvel #42). Sua pele acostumada as profundesas do oceano pode resistir a balas

Namor contra Tocha Humana Original Alguns meses depois, a princesa deu à luz ao fruto daquela breve união. Um menino de pele rosada, diferente dos outros atlantes que tinham pele azulada, e decidiu chama-lo de Namor, o filho vingador.

Inicialmente Namor possuía grande ódio pelos seres humanos em virtude da grande destruição que causavam aos mares, e por isso era visto como um vilão. Enfrentou em varias vezes o Tocha Humana Original, e tentou afundar a América no mar (série Marvels).

Durante a 2º Guerra Mundial, Namor aliou-se ao Tocha, Centelha, Bucky, Capitão América e outros, para combater o Eixo Nazista, formando assim os Invasores.

Durante esse período o estranho e descontrolado atlante passou a ser visto como um herói pela população terrestre, e comparado aos corpos flamejantes de Centelha e Tocha Humana, as orelhas pontudas e asinhas nos tornozelos de Namor já não eram mais tão assustadores.

Mas com o fim da editora ele ficou algum tempo sem aparecer.

Invasores

Com o surgimento da Marvel, Namor veio a renascer em 1962 na revista do Quarteto Fantástico, onde o Tocha Humana (Johnny Storm) o encontra sem memória entre mendigos. Um novo Tocha, o antigo Namor.

Invasores contra a HIDRA Após seu renascimento Namor teve muitos altos e baixos. Retornou a Atlântida, e depois de muitas lutas e batalhas recuperou o trono.  Namor conheceu uma linda atlante, Lady Dorma. Mas Lady Dorma foi morta, e Namor passou por um difícil período. O príncipe submarino também já foi apaixonado por Sue Richards, a Mulher-Invisível, o que já levou à muitos confrontos com o Quarteto Fantástico.
Mais tarde Namor conheceu Marrina e uma nova mas breve paixão surgiu. Namor possui uma prima chamada Namorita, que também tem aparência humana. O filho vingador da Atlântida já fez parte dos Vingadores, e dos Defensores, onde enfrentou inúmeros vilões.

Inimigos também se encontram entre os compatriotas de Namor. Já foi deposto do trono por outros atlantes que o invejavam e criticavam sua tolerância com os humanos e queriam uma atitude ofenciva do Imperador.

A personalidade instável de Namor explica-se devido a mistura em seu sangue. Ele não é nem um ser do mar, e nem um ser da terra. Fora d’àgua se enfraquece, mas muito tempo dentro d’água prejudica seu raciocínio e o torna agressivo.

 

O Príncipe Submarino
Nome Verdadeiro Namor McKenzie
Outros Codinomes conhecidos Nenhum
Dupla identidade Conhecida publicamente
Ocupação Atual Executivo-Chefe da Oracle Ltda.
Ocupações Anteriores Monarca da Atlântida
Local de Nascimento Atlântida
Estado Civil Viúvo
Base atual de operações Oceano Atlântico
Grupo que participa atualmente Vingadores (Membro Reserva)
Altura 1,88 m
Peso 140 kg
Olhos Verdes
Cabelos Pretos (Quase azuis)
  Poderes sobre-humanos Força, resistência e vigor sobre-humanos, capacidade de respirar debaixo d`água e sobreviver às pressões do fundo do oceano, capacidade de voar
  Fonte de poderes Híbrido de Homo sapiens com Homo sapiens mermanus (Atlante)
  Habilidades especiais Hábil espadachim, estrategista experiente, excelente nadador
  Armas Nenhuma
  Primeira Aparição Marvel Comics #1 (1939)